Pastor Muller e sua  digníssima esposa  Miriam Inthurn

Translate this Page
  • Currently 2.91/5

Rating: 2.9/5 (971 votos)



ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Respostas - Modulo I
Respostas - Modulo I

 

CURSO DE TEOLOGIA – ICP

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTA DA PÁGINA 40 – MÓDULO I

 

BIBLIOLOGIA

 

 

01 - QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO BÍBLIA? SINTETIZE SUA EXPLICAÇÃO:

R: O termo bíblico Bíblia é o plural da palavra Biblos que significa no princípio,qualquer tipo de documento escrito :rolo,códice,carta etc.

Os cristãos utilizavam o termo grego plural “Ta bíblia” e o derivado latim “bíblia” para designar as escrituras hebraicas.

 

02 - QUAIS AS TEORIAS SOBRE A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA? FAÇA UM RESUMO DELA:

R: A teoria do ditado – a Teoria da aprovação posterior – a teoria da inspiração formal e não material. ( A teoria do ditado, foi abandonada no final do século XIX.) (A teoria da aprovação posterior, teve 2 versões , a primeira é os homens escreveram os livros e a igreja os aprovou. Segunda versão é que o Espirito Santo teria dado uma assistência aos escritores.)

( A teoria da inspiração , essa eu creio e aceitos pelos teólogos, Deus fez com que a sua palavra se torna-se algo concreto e maravilhoso para nossas vidas)

 

03 – DÊ O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS CANÔNICOS E CANONIZAÇÃO.

R: Canônicos são os livros aceitos pela comunidade cristã como sagrados, divinamente inspirados e fidedignos para a instrução dos fiéis.

Canonização é pois, o processo pelo qual os livros da Bíblia se tornaram normativos para a comunidade que os acolheu.

 

04 – EM QUANTAS PARTES SE DIVIDE O CÂNON JUDAICO E QUAIS SÃO ELAS?

R: São três partes : Torah – Nebhim – Kethubim

 

05 – QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO APÓCRIFO?

R: O significado do termo apócrifo é: Livros que não foram recebidos pela comunidade cristã como inspirados que em Grego significa escondido. Esse termo significa “espúrio,oculto,secreto”.

 

06 - QUAIS OS LIVROS APÓCRIFO DO CÂNON CATÓLICO?

R: Os livros apócrifos são: Tobias (2000 a.C) – Judite (150 a.C) – Baruque (100 A.D.) - Eclesiásticos (180 a.C) – Sabedoria de Salomão (40 A.D.) - I Macabeus (100 a.C) – II Macabeus (100 a.C) -

 

07 – ESCOLHA UM LIVRO APÓCRIFO E COMENTE SOBRE AS (A) HERSIAS (A) EXISTENTE NO MESMO:

R: Tobias e suas heresias: (a) a justificação pelas obras (b) mediação dos mortos (c) superstição (d) um anjo engana a Tobias e o ensina a mentir.

 

08 – FALE RESUMIDAMENTE SOBRE OS QUATRO MATERIAIS EMPREGADOS NA ESCRITA.

R: Os quatros materiais eram: a argila – os óstracas – o papiro – o pergaminho.

 

09 – QUAIS SÃO AS LÍNGUAS USADAS NA ESCRITA BÍBLICA?

R: As línguas usadas foram: o Hebraico – o Aramaico – eo Grego

 

 

10 – FALE SOBRE A COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA:

R: A Bíblia se divide em duas partes principais: Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Os livros são: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Contem 1.189 capítulos: 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento

Os versículos são ao todo 31.173: No Antigo Testamento são 23.214 e no Novo Testamento são 7.959.

 

 

11 – O QUE É A SEPTUAGINTA? EM QUE CIRCUNSTÂNCIA ELA FOI PUBLICADA?

R: Septuaginta foi o nome dado aos 72 sábios judeus escolhidos para fazerem a tradução da Bíblia para o grego, isso em 250 a.C. As circunstância que a fizeram ser publicada foi pelo fato de a língua hebraica já não ser tão mais falada por sofrer influência do aramaico que estava em uso corrente na Babilônia, época do cativeiro e os judeus eram mui fiéis à tradição de manter os oráculos em sua própria língua não permitindo que os livros sagrados fossem traduzidos para outro idioma. todavia,muitos anos depois , essa atitude exclusiva e ortodoxa teria dado ao lugar ao senso mais prático e liberal., No ano de 331 o grego tornava-se a língua oficial e na cidade de Alexandria por meio dos 72 sábios a bíblia foi traduzida em grego. Isso ocorreu por volta do ano 250 a.C.

 

12- QUAIS AS VERSÕES DA BÍBLIA EM PORTUGUÊS?

R: Em português foi feita a tradução por (a) João Ferreira de Almeida ministro protestante da Igreja Reformada Holandesa - (b) Almeida fez a tradução em Java, Oceania nos fins do século XVII, essa Bíblia foi revisada em 1819 -

 

 

Logo após a publicação do Novo Testamento, Almeida iniciou a tradução do antigo , e ao falecer, em 6 de agosto de 1691, ele havia traduzido até Ezequiel 41:21. Em 1748, o pastor Jacobus op den Akker, de Batávia, reiniciou o trabalho interrompido por Almeida, e cinco anos depois, em 1753, foi impressa a primeira Bíblia completa em português, em dois volumes. Estava, portanto, concluído o inestimável trabalho de tradução da Bíblia por João Ferreira de Almeida.

Quem foi Jacobus...

Jacobus op den Akker

foi um pastor protestante, de naturalidade holandesa que deu continuidade ao trabalho de tradução da Bíblia em língua portuguesa, realizada em sua maior parte pelo seu amigo João Ferreira de Almeida , que havia iniciado a traduzir com 16 anos de idade, em Batávia, uma região da Holanda , que tinha parte com a província de Portugal , onde ambos eram missionária



(c) padre Antonio Pereira de Figueiredo publicou em 1.821 – (d) padre Matto Soares tradução brasileira no início deste século.

 

13 – COMO SE CHAMA A BÍBLIA HEBRAICA?

R: A Bíblia hebraica se chama Torah

 

14 - O QUE O TALMUDE?

R: O Talmude é o comentário que interpreta a Bíblia judaica, ele é o conjunto da Mishná e da Guemará.

 

15 – QUAL A SUA AVALIAÇÃO SOBRE A BÍBLIA? FAÇA UM COMENTÁRIO PRÓPRIO.

R: A Bíblia é inspirada por Deus.

  • 2Tm 3:16,17 "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

Isto quer dizer que os autores humanos da Bíblia, usando suas próprias personalidades e estilos, compuseram e registraram, sem erro, as palavras e verdades de Deus sob a influência e direção do Espírito Santo.

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTA DA PÁGINA 76 - MÓDULO I

 

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

1- O QUE SIGNIFICA O TERMO TEOLOGIA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

R: O termo Teologia é empregado quando se fala de Deus, e é formado por duas palavras gregas: THEOS, significa “DEUS”, e LOGOS, que quer dizer “estudo” portanto é o Estudo de Deus. Na vida do crente ela tem sua importância para definir a sua fé.

 

2- ESCOLHA DUAS IDÉIAS ERRADAS ACERCA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, E COMENTE SOBRE ELA:

R: ATEÍSMO: o ateu não acredita que Deus existe e vê as coisas pelo lado natural e não pelo sobrenatural, encara o mundo como produto das forças naturais e existe dois tipos de ateus: os práticos: vivem como se Deus não existisse - os teóricos: baseiam sua negação da existência de Deus num raciocinio puramente humano.

 

AGNOSTICISMO: acreditam não haver indícios para provar ou refutar a existência de Deus ou de deuses. O agnóstico critica tanto o ateísta como o deísta por defenderem seus princípio de forma dogmáticas e com isso ficam neutros com respeito a esse assunto.

 

3 – QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS DA EXISTÊNCIA DE DEUS? FALE SOBRE CADA ARGUMENTO INDIVIDUALMENTE.

 

R: COSMOLÓGICO: foi formulado por Tomás de Aquino. Uma vez que cada coisa existente no universo tem uma causa, deve haver um Deus, que é a última causa de tudo.

 

TELEOLÓGICO: analisa a forma inteligente em que foi criado o universo verificando que por trás desta criação ordeira, harmoniosa e objetiva só poderia estar um ser extremamente sábio.

 

ONTOLÓGICO: observa-se que Deus é maior do que todos os seres concebidos e tudo que se possa imaginar, simplesmente porque existe na mente do homem um conhecimento básico da existência de Deus, conceber a idéia que Deus não existe, antes é lógico conceber que ele existe.

 

MORAL: parte da suposição de que o homem tem dentro de si o senso daquilo que é certo e do que é errado, e de que se faz necessário a implementação da justiça de que haverá um dia em que Deus irá julgar as atitudes seja elas certas ou erradas. Deus é necessário como uma explicação para os Valores e impulsos morais.

 

HISTÓRICO: com este argumento , queremos dizer que todo ser humano, independente da sua raça, tribo ou nação, tem dentro de si o sentimento de religiosidade, fica assim comprovado o sentimento religioso em cada ser humano.

 

 

 

 

 

4 – DESCREVA UM TEXTO BÍBLICO NO QUAL A NATUREZA REVELA A EXISTÊNCIA DE DEUS E CITE TRÊS FATOS IMPORTANTES DE QUE TODO O UNIVERSO NÃO PODE SER CONCEBIDO PELA MENTE HUMANA:

R: Por meio do Universo – Por meio de Israel – por meio dos profetas.

(a) -o universo dá testemunho de uma causa esplendidamente elevada, o que queremos dizer é que foge à mente limitada do homem conceber a grandeza do universo e sua criação.

(b) na extensão do universo háleis que o regem e, se existem ordens, por consequência as ciência são possivelmente reais. Somente um ser que tivesse a ciência antecipada de tudo poderia prever uma desordem na criação, porém como sabemos, a organização do universo é patente aos olhos de toda a humanidade

© e por fim, o homem, por fazer parte dessa criação, sabe que a causa de tudo só pode ter origem em um ser Extremamente sábio, concluindo, portanto, que tal criação e todas as coisas tem origem em um ser (no caso Deus)moral, onisciente e Todo-Poderoso.

 

5 – QUAIS AS CONCEPÇÕES ACERCA DA PESSOA DE DEUS? COMENTE SOBRE O MONOTEÍSMO:

R: Enoteísmo – Monoteísmo – Teísmo – Politeísmo – Realismo agnóstico – Humanismo – Deísmo – Naturalismo religioso – Panenteísmo – Ceticismo – Existencialismo.

 

Monoteísmo: As tres grandes religiões que expõe esse pensamento: Judaísmo – Islamismo – Cristianismo, monoteísmo é a crença em um só Deus, em sentido absoluto, não querendo isso necessariamente dizer que ele é o deus dos cristãos. Antes, somente um ser, possuidor da divindade autêntica.

 

6 – COMO SE DEFINE O TERMO ATRIBUTOS DE DEUS E COMO CLASSIFICAMOS SEUS ATRIBUTOS?

R: Atributo é uma característica conferida a uma criatura existente. Os atributos de Deus são as maneiras de Ele agir e as qualidades inerentes ao seu caráter.

 

7 – QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS?

R: Onipresença – Onisciência – Onipotência.

 

8 – MESMO SENDO ONIPOTENTE O QUE DEUS NÃO PODE FAZER?

R: Ele jamais faria coisas absurdas só porque Ele tem poder, como por exemplo: mentir – roubar – fazer a água secar – ou um triângulo quadrado.

 

9 – COMO EXPLICAR A UNIDADE DA TRINDADE?

R: Na doutrina da Trindade, o que está exposto é o ensinamento da unidade de Deus como composta.

 

10 - QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS?

R: Santidade – Justiça – Amor

 

11 – COMO SÃO CONHECIDOS AQUELES QUE CRÊEM NA DOUTRINA DA TRINDADE? DEFINE O VOCÁBULO TRINDADE.

R: são conhecidos como trinitarianos ou trinitários. O vocábulo trindade significa a tríplice manifestação de Deus ou a sua manifestação no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

 

 

12 – CITE OS VERSÍCULOS QUE, SEPARADAMENTE, REVELAM AS TRES PESSOAS DA TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO.

R: O Pai: I Co 8.6 – Jesus: I Jo 5.20 – Espírito Santo: I Co.3.16

 

13 – QUAIS OS DOIS TERMOS USADOS PARA DESIGNAR O NOME DE DEUS?

R: El Elyon – Elohim

 

14 – DESCREVA CADA NOME COMPOSTO DE DEUS, DÊ O SIGNIFICADO E OS TEXTOS BÍBLICOS.

R: El Berit significa: Deus do pacto – Gn 31.13

El Olam significa: Deus eterno – Is 40.28

El Ro'i significa: Deus que vê – Gn.16.13

El Elyon significa: Deus Altíssimo – Gn 14.19,20

 

 

15 – QUAIS OS CREDOS CRISTÃOS?

R: Credo dos apóstolos – Credo de Cesaréia – Credo de Nicéias – Credo Niceno – Credo de Atanásio

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PÁGINA - 122 - MÓDULO I

 

GEOGRAFIA BÍBLICA

 

CAPÍTULO 1 - O MUNDO ANTIGO

 

RELACIONE AS CIDADES, A TOPOGRAFIA E AS CARACTERÍSITCAS COM AS REGIÕES CORRESPONDENTES:

 

(1) EGITO (2) Tigre e Eufrates (3) Zoroastro

(2) MESOPOTÂMIA (4) Éfeso, Esmirna, Laodicéia (4) Roma

(3) PÉRSIA (2) Código de Hamurábi (1) Terra de Gósen

(4) ÁSIA MENOR (3) Os medos (3) Império de Ciro

(4) Grécia, Itália, Espanha (2) Nínive

(1) Rio Nilo (4) Cultura Grega

((2) Ur (3) Neemias e Ester

 

 

CAPÍTULO 2 - ANTIGOS HABITANTES

 

ESPECIFIQUE O NOME DO POVO ENTRE O QUAL OCORREU CADA ACONTECIMENTO ABAIXO RELACIONADOS:

 

01- O Rei Balaque mandou chamar Balão para maldizer os filhos de Israel:

R: MOABITAS

 

02- Utilizaram uma estratagema, fingindo-se embaixadores de longe, para conseguir aliança com o povo de Israel, por isso foram amaldiçoados por Josué:

R:

 

03- Eram descendentes de Esaú e foram dominados por Davi. Herodes era um descendente deles, embora mestiço:

R: EDOMITAS

 

04- Nos dias de Salomão, forneciam madeira, ouro, artesãos para o templo e os palácios, marinheiros e navios para Israel:

R: FENÍCIOS

 

05- O episódio das mãos de Moisés, sustentado por Arão e Hur aconteceu durante a batalha contra esse povo:

R: AMALEQUITAS

 

06 – Eram aparentados com os israelitas, por meio de Ló, por isso não impediram a marcha de Israel por seu território:

R: AMONITAS

 

 

07- Nunca foram completamente exterminados, casaram-se com os israelitas e foram contados no censo de Davi:

R: CANANEUS

 

08- Foram os inimigos mais ferrenhos de Israel. Sansou lutou contra eles. Deles era o gigante Golias, morto pelo jovem Davi:

R: FILISTEUS

 

09- Salomão casou-se com diversas princesas para estender seu domínio e conservar a paz clm aquele povo:

R: HETEUS OU HITITAS

 

10- Eram descendentes de Quetura mulher de Abrãao, dedicados ao comércio. Compraram e venderam José para o Egito:

R: MIDIANITAS

 

 

CAPÍTULO 3 - RELEVO E HIDROGRAFIA

 

1- Relacione a coluna da direita com a da esquerda:

 

(1) Região Montanhosa central (3) Patamares, degraus em que os mais inferiores

são bacias férteis.

 

(2) Planície de Isreel (6) Vale bastante sinuoso e escarpado, depressão geológica

 

(3) Galiléia (7) Região montanhosa, rica em água e pastagens

 

(4) Planície costeira (2) Zona agrícola mais fértil do moderno Israel

 

(5) Sefelá (1) A região montanhosa culmina com o Monte Carmelo; a

maior parte é utilizada para pastagens de animais

 

(6)Vale do Jordão (5) Zona de colinas baixas, outras cobertas de florestas e

sicômoros

 

(7)Transjordânia (4) Na época dos reis era uma faixa de dunas de areia,

misturada com bosque, lagunas e pântanos

 

 

2- Complete as frases:

 

a- VALES e MONTES são a topografia característica da Palestina.

 

b- O rochedo de Jerusalém está encravado entre dois vales: o HINOM e o CEDRON

 

c- As colinas de GÓLAN ficam na Transjordânia

 

d- Nos montes NEBO e PISGA Moisés contemplou a Terra Prometida

e- No Monte CARMELO aconteceu o episódio de Elias e os profetas de Baal

 

f- Os montes das bem-aventuranças e da maldição são: GERISIM e EBAL no centro de

Samaria

 

g- No Monte das OLIVEIRAS está o jardim Getsêmani

 

h- O mar MEDITERRÂNEO é o grande mar que banha a Palestina a Oeste

 

i- O Mar MORTO é um grande lago salgado que se localiza na maior depressão do globo

terrestre

 

j- O mar da GALILÈIA tem águas claras, doces e muito viscosas.

 

 

CAPÍTULO 4 - CLIMA E VEGETAÇÃO

 

Marque a opção correta:

 

1- O “ Crescente Fértil” refere-se:

 

( x ) à zona do ocidente asiático em forma de meia-lua

 

( ) ao vale do Nilo

 

( ) às bacias do Tigre e Eufrates

 

( ) ao deserto Sírio-arábico

 

 

2- Em relação ao clima na Palestina pode-se afirmar que:

 

( ) Em todas as regiões o clima é o mesmo

 

( ) Há variedade de clima e temperatura, dependendo das regiões

 

( x ) É definido, com as quatro estações do ano

 

( ) Não há influência da topografia no clima

 

3- Quanto à precipitação das chuvas, pode-se dizer que:

 

( ) a maior parte da chuva cai no verão

 

( ) as planícies atraem mais chuvas do que as montanhas

 

( ) as precipitações aumentam à medida que se avança para o sul

 

(x ) as altas montanhas do norte da Galiléia são mais chuvosas

CAPÍTULO 5 - FAUNA E FLORA

 

1- Associe as aves e os animais a pelo menos, um personagem bíblico (se necessário, leia a passagem indicada no testo:

 

a- BOIS: Abraão g- LEÕES: Daniel e Davi

b- CABRAS: Moisés h- OVELHAS: Davi

c- CAVALOS: Faraó i- PAVÔES: Salomão

d- CODORNIZES: Moisés j- POMBAS: Jesus e Noé

e- CORVOS: Elias e Noé l- RAPOSA: Sansão

f- JUMENTO: Balão e Jesus m- URSOS: Davi

 

 

2- Faça a correspondência da coluna da direita com a da esquerda:

 

(01) Acácia (04) Símbolo de perpetuidade

(02) Amendoeira (07) Tempero para carne

(03) Cardos e espinhos (11) Servia para cordas, tecidos, velas de navios

(04) Carvalho (12) Condimento, remédios, e óleo para o tabernáculo

(05) Cedro (08) Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus

(06) Cevada e trigo (01) Madeira da arca da aliança

(07) Cominho (13) Extrai-se ungüento de perfume suave

(08) Figueira (03) Maldição da terra pelo pecado

(09) Hissopo (02) A vara de Arão que floresceu

(10) Lentilhas (14) Símbolo de perpetuidade

(11) Linho (05) Madeira que revestiu o interior do templo

(12) Mirra (16) Os espias trouxeram seus cachos a Moisés

(13) Nardo (15) O justo é comparado a esta árvore

(14) Oliveira (09 ) Usado para aspergir o sangue do sacrifício

(15) Palmeira (06) Alimentação básica do povo, antigamente

(16) Videira (10) Usada para sopas ou cozinhos

 

 

CAPÍTULO 6 - PRINCIPAIS CIDADES

 

1- Escreva as referências bíblicas às cidades e relacione-as com os eventos.

 

(01) Belém (06) É cidade onde estão os ossos dos patriarcas

(02) Berseba (10) Jesus morou ali antes de assumir seu ministério público

(03) Betânia (01) Cidade de Davi, onde Jesus morou

(04) Cafarnaum (08) onde estava o templo e o Muro das Lamentações

(05) Cesaréia do Mar (11) Foi Capital do Reino do Norte, Israel

(06) Hebrom (02) Conserva sua tradição de hospitalidade até hoje

(07) Jericó (09) Seu reino fez aliança com mais quatro; Josué os venceu

(08) Jerusalém (12) Uma assembleia dividiu o reino em dois: Norte e Sul

(09) Laquis (04) Jesus desenvolveu ali grande parte de seu ministério

(10) Nazaré (07) Zaqueu recebeu Jesus em sua casa e se arrependeu

(11) Samaria (05) Cornélio visitado por Pedro, morava nessa cidade

(12) Siquém (03) Ali moravam Marta, Maria e Lázaro, amigos de Jesus

CAPÍTULO 7 - ASPECTOS ECONÔMICOS

 

1- As profissões desprezadas entre o povo de Isarael eram:

 

( ) carpinteiro, ourives e per fumista

( ) ceramista, copista e padeiro

( x ) curtidor, cobrado de impostos e tecelão

( ) alfaiate, mestre de construção e fazedor de sandálias

 

2- As principais culturas no Israel antigo eram:

 

( ) soja, milho e feijão

( x ) cereais, videiras e oliveiras

( ) café, eucalipto e arroz

( ) grão de bico, berinjelas e mandioca

 

3- Em relação ao trabalho escravo:

 

( x ) Existiam leis liberais no Antigo Testamento

( ) Admitiam-se escravos sem escrúpulos

( ) Somente os não-judeus eram escravos

( ) Paulo e Pedro nunca escreveram sobre isso

 

4- Quanto à construção civil em Israel:

 

( ) Havia hábeis construtores entre os israelitas

( ) Usavam-se mais tijolos do que pedras

( ) Todas as obras eram projetos do governo

( x ) Somente progrediu na época de Davi e Salomão

 

5- Os únicos metais encontrados na Palestina eram:

 

( ) bronze e chumbo

( ) prata e ouro

( x ) ferro e cobre

( ) estanho e petróleo

 

6- Em relação à cerâmica:

 

( ) era rica e bastante artística

( ) Servia para decorar os ambientes e para fins utilitários

( x ) Eram confeccionados: jarros, taças, tigelas, lamparinas, brinquedos, e objetos religiosos

( ) Não havia ceramistas a serviço do rei

 

 

 

 

 

 

7- A caça de aves era bastante difundida no Israel antigo:

 

( ) Na mesa de Salomão não eram servidas as aves

( ) Havia leis específicas quanto as aves puras e impuras

( ) A Palestina não está na rota de migrações de pássaros

( x ) Pessoas viviam da caça

 

 

8- O comércio e os negócios desenvolveram-se:

 

( ) Por meio de caravanas de jumentos nos desertos

( x ) Nos mercados, junto às portas das cidades

( ) Sempre pela permuta de mercadorias

( ) Apenas pelas importações de produtos

 

9- Em relação aos pesos e medidas:

 

( ) A Lei de Deus e os profetas condenavam a desonestidade nos pesos e medidas

( x ) Nunca houve padronização dos pesos em Israel

( ) Nos dias do Novo Testamento havia apenas um padrão de moedas

( ) Para os secos e molhados eram utilizadas as mesmas medidas

 

 

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I

 

 

ATIVIDADES:

 

1- Fazendo a leitura bíblica de Atos 15.7 aponte o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal de comunicação e o contexto.

 

E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes Homens, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a . palavra do Evangelho, e cressem. (At 15.7)

 

Emissor: Pedro

Receptor: Homens , irmãos

Mensagem: há muito tempo Deus me elegeu

Código:

Comunicação: cordas vocais

Contexto:

 

2- Indique quantos fonemas e letras possuem as seguintes palvras: arraial e flagelo

 

arraial = 7 letras e 6 fonemas

flagelo = 7 letras e 7 fonemas

 

 

3- Indique os encontros consonantais das seguintes palavras:

 

templo - mpl

palavra - vr

igreja - gr

trono - tr

 

4- Aponte os dígrafos das seguintes palavras:

 

testemunho - nh

maravilhoso - lh

chamado - ch

terra - rr

 

5- Complete os seguintes trechos bíblicos com os porquês apropriados (por que – por quê - porque – porquê)

 

a ) Cantarei ao Senhor,PORQUE gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o cavaleiro

 

b ) POR QUE , pois, não guardaste o juramento do Senhor, nem a ordem que te dei?

 

  1. Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. POR QUÊ ? Porque não vos amo? Deus o sabe.

 

  1. E os fariseus vendo isto , disseram aos seus discípulos: POR QUÊ come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

 

6- Complete os seguintes trechos bíblicos com para mim ou para eu:

 

a) Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar.

 

b) E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes de mim me têm rejeitado,para eu não reinar sobre eles.

 

  1. A minha alma recusa tocá-las, pois são para mim comida repugnante.

 

  1. Porque o castigo de Deus era para mim um assombro, e eu não podia suportar a sua grandeza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7- Complete as frases utilizando a forma correta indicada entre parênteses.

 

 

a) Porém esta palavra pareceu mau aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. (mau – mal)

 

b) E por que nos fizeste subir do Egito, para nos trazer a este lugar mal ? (mau – mal)

 

  1. Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terraaonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti. (onde – aonde).

 

  1. Ora os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem. (onde – aonde) .

 

e) E, chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não puderam seguir a Davi, e que deixaram ficar no ribeiro de Besor, estes saíramao encontro de Davi e do povo que com ele vinha: e, chegando Davi com o povo, os saudou em paz (ao encontro de – de encontre a) .

 

f) E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dáme o livrinho . E ele disse-me: Toma-o e com-o, e ele fará amargo em teu ventre, mas na tua boca ser´qa doce como o mel (mas – mais) .

 

g) E se não resgatar o campo, ou se vender o campo a outro homem, nunca mais se resgatará (mas – mais) .

 

h) E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudos o que possuía: Põe agora tua mão debaixo da minha coxa (debaixo – de baixo) .

 

  1. E dizia-lhes: Vós sois de baixo , eu sou de cima; vós sois deste mun do, eu não sou deste mun do (debaixo – debaixo) .

 

 

 

AVALIAÇÃO – MÓDULO I

 

 

1- Explique o atributo natural de Deus que é mencionado na primeira declaração do Credo dos Apóstolos.

R: ONIPOTÊNCIA

 

2- Os evangélicos são teístas ou deístas? E qual a diferença entre teísmo e deísmo?

R: OS EVANGÉLICOS SÃO DEÍSTAS, E A DIFERENÇA É:

O TEÍSMO ALEGA QUE EXISTEM PROVAS POSITIVAS, CONTUNDENTES E SUFICIENTES EM FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS, E O DEÍSMO É APENAS UMA TEORIA QUE AFIRMA QUE DEUS ESTÁ DISTANTE DO SER HUMANO R QUE ABANDONOU A SUA CRIANÇÃO AO GOVERNO DE LEIS NATURAIS DESCOBERTAS PELA RAZÃO.

 

3- Classifique as duas categorias de agnósticos:

R:O AGNÓSTICO TEÍSTA QUE ACREDIA EM DEUS E O AGNÓSTICO ATEÍSTA QUE NÃO ACREDITA EM DEUS

 

4- Qual é a concepção existencialista acerca de Deus?

R:A CONCEPÇÃO É QUE DEUS É UM SER ILIMITADO, SUPREMO E TRASNCEDENTAL.

 

5- Comente o seguinte trecho do credo atanasiano: “Tal como é o Pai, tal é o Filho, e tal é o Espírito Santo”.

R: NÃO CONCORDO COM “SÃO TRES SERES” MAS HÁ UM SÓ ETERNO, PORTANTO, A ESCRITURA ENSINA QUE DEUS É UM E QUE ALÉM DELE NÃO EXISTE OUTRO DEUS, NO ENTANTO, TRATA-SE DE UMA UNIDADE COMPOSTA . HÁ TRES PESSOAS ETERNAS E IGUAIS ENTRE SI, IDÊNTICAS EM SUBSTÂNCIAS MAS DISTINTAS EM EXISTÊNCIA SÃO ELAS: DEUS PAI, DEUS, DEUS ESPÍRITO SANTO.

 

6- Faça um comentário sucinto sobre o clima e vegetação da Palestina:

R: CLIMA TEMPERADO BRANDO, MAS MUITO IRREGULAR, ESPECIALMENTE POR CAUSA DOS VENTOS E DAS CHUVAS. VEGETAÇÃO TAMBÉM VARIÁVEL PODENDO ENCONTRAR NO DESERTO MATO, ESTEPES COM ARBUSTOS E CAPOM, PRADARIAS, FLORESTAS DE TRANSIÇÃO E FLORESTAS EM NÍVEIS MAIS ALTO.

 

7- Relacione cinco montes palestinos, escolha um dentre eles e o contextualize com uma passagem bíblica:

R: MONTE CARMELO – GÓLGOTA – MONTE TABOR

TABOR FOI AONDE JESUS SE TRANSFIGUROU

 

8- O mar da Galiléia é também conhecido por outros nomes, quais são eles? Relacione cinco cidades que surgiram em decorrência da fertilidade de suas margens.

R: CONHECIDO TAMBÉM POR GENESARÉ – TIBERÍADES E QUINARETE E AS CIDADES QUE SURGIRAM POR SUAS ÁGUAS FÉRTEIS SÃO: CAFARNAUM – MAGDALA – GENESARÉ – CORAZIM – BETSAIDA.

 

9- Que região bíblica é banhada pelo mar Ocidental?

R: PALESTINA

 

10- Qual cidade da Palestina situava-se cerca de 8 km ao sul de Jerusalém no caminho de Hebrom?

R:CIDADE DE BELÉM.

 

11- Explique por que podemos definir a ação de Deus sobre o autor sagrado com a expressão Spiritu Sancto Inspirante? E quais são os quatro aspecto desta inspiração?

R:

 

12- Quais são as três línguas originais da Bíblia? Aponte uma palavra ou expressão de cada língua informando seus respectivos significados.

R: AS LÍNGUAS SÃO: HEBRAICO – ARAMAICO – GREGO.

HEBRAICO: MaMLaKaH QUE SIGNIFICA SOBERANIA

ARAMAICO: TAALITHA KÚMI QUE SIGNIFICA MENINA, LEVANTA-TE.

GREGO: DIATEKE QUE SIGNIFICA ALIANÇA

13- Defina megillat e códex.

R: MEGILLAT EM HEBRAICO SÃO OS ROLOS EM PERGAMINHO

CÓDEX ERAM VÁRIOS CADERNINHOS DE 4 FOLHAS DUPLAS QUE FORMAVAM UM CÓDICE DE GROSSURA ILIMITADA E DE ASPECTO PARECIDO COM UM LIVRO MODERNO.

 

14- Quando e onde surgiu a escrita alfabética? Onde foi inventado o primeiro sistema de escrita?

R: A ESCRITA ALFABÉTICA APARECEU NA SÍRIO-PALESTINA DOS SÉCULOSVII E XVIII a.C., E FOI INVENTADO PROVAVELMENTE NA MESOPOTÂMIA DEPOS DE 3500 a.C ERA O TIPO PICTOGRÁFICO.

 

15- A partir de quando o aramaico começou a superar o uso do hebraico no cotidiano dos israelitas?

R: APÓS O EXÍLIO NA BABILÔNIA

 

16- No texto a seguir as vírgulas são utilizadas com qual finalidade?

No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá”.

R: PARA SEPARAR ALGUNS APOSTO (EXPLICATIVO)

 

17- Segundo o que foi aprendido acerca do acento diferencial, grife a palavra incorreta existente em cada versículo bíblico transcrito:

A- “ NA MESMA HORA SE CUMPRIU A PALAVRA SOBRE NABUCODONOSOR, E FOI TIRADO DENTRE OS HOMENS, E COMIA ERVA COMO OS BOIS, E O SEU CORPO FOI MOLHADO DO ORVALHO DO CÉU, ATÉ QUE LHE CRESCEU PELO , COMO AS PENAS DA ÁGUIA, E AS SUAS UNHAS COMO AS DAS AVES”.

 

B- “ ASSIM QUE NÃO NOS LUGUEMOS MAIS UNS AOS OUTROS; ANTES SEJA O VOSSO PROPÓSITO NÃO POR TROPEÇO OU ESCANDÂLO AO IRMÃO.

 

C- “ E SALTANDO NELES O HOMEM QUE TINHA O ESPÍRITO MALIGNO, E ASSENHOREANDO-SE DE TODOS, PÔDE MAIS DO QUE ELES; DE TAL, NUS E FERIDOS, FUGIRAM DAQUELA CASA”.

 

D- “ AMADOS, NÃO ESTRANHEIS A ARDENTE PROVA QUE VEM SOBRE VÓS PÁRA VOS TENTAR, COMO SE COISA ESTRANHA VOS ACONTECESSES”.

 

RESENHA DO LIVRO “ QUEM PRECISA DE TEOLOGIA ? ”

 

Prezados estou preparando em breve envio.

topo