Pastor Muller e sua  digníssima esposa  Miriam Inthurn

Translate this Page
  • Currently 2.91/5

Rating: 2.9/5 (971 votos)



ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Classificação patrística
Classificação patrística

Classificação patrística

Podemos classificar os “pais da Igreja” em três grandes grupos. A saber: pais apostólicos, pais apologistas e pais polemistas.

Todavia, devemos levar em conta que muitos deles podem se enquadrar em mais de um desses grupos, devido à vasta literatura que produziram para edificação e defesa do cristianismo e, também, de acordo com o que as circunstâncias exigiam. É o caso de Tertuliano, considerado o pai da teologia latina. Sendo assim, temos então:

 

Pais apostólicos

Foram aqueles que tiveram relação mais ou menos direta com os apóstolos e escreveram para a edificação da Igreja, geralmente entre o primeiro e segundo séculos. Os mais importantes destes foram Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Papias e Policarpo.

 

Pais apologistas

Foram aqueles que empregaram todas as suas habilidades literárias em defesa do cristianismo perante a perseguição do Estado. Geralmente, este grupo se situa no segundo século, e os mais proeminentes entre eles foram: Tertuliano, Justino (o mártir), Teófilo e Aristides.

 Pais polemistas

Os pais desse grupo não mediram esforços para defender a fé cristã das falsas doutrinas que surgiram dentro e fora da Igreja. Geralmente, estão situados no terceiro século. Os mais destacados entre eles foram: Irineu, Tertuliano, Cipriano e Orígenes.

Faculdade ICP


Pastor Muller

topo