Menu | Pastor Muller Inthurn |
| Tweet |
|
10 |
Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você
O rio Tigre ou Tígris (do árabe, Dijla; na Bíblia Hiddekil) é um curso d’água que corta o território da Turquia e do Iraque e está localizado mais a leste do rio Eufrates, com o qual formam a Mesopotâmia, onde nasceram algumas das primeiras civilizações da humanidade, graças à possibilidade de irrigação de suas terras.
O rio Tigre está localizado na porção oriental da região que os antigos gregos denominavam como Mesopotâmia, um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, no atual território do Iraque e terras adjacentes.
Com efeito, “Mesopotâmia” significa “terra entre rios”, uma vez que está localizada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates.
Ao que no interessa, ou seja, o rio Tigre, podemos destacar algumas cidades que floresceram em suas margens, como Assur, capital do Império Assírio, os quais chamavam o rio de “Idiqlat”.
O mesmo também favoreceu a civilização suméria, a qual utilizou as águas do Tigre para irrigar Lagash a milhares de anos atrás (2400 a.C.).
Por fim, vale citar que esta região integra o Crescente Fértil, que possui este nome por ter um formato de Lua crescente e possuir um solo muito fértil, o qual é irrigado pelos rios Jordão, Eufrates, Nilo e o Tigre.
De partida, é importante destacar que o índice pluviométrico do território atravessado pelo rio Tigre é muito baixo e a região é árida, apesar dele ser mais caudaloso que seu irmão Eufrates.
Além disso, o solo nas margens do rio é demasiadamente salino. Ao descer com o fluxo da correnteza, a paisagem se transforma, indo das grandes plantações irrigadas até os desertos desabitados.