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Introdução do Velho Testamento
Introdução do Velho Testamento

Para que possamos entender bem o estudo sobre as Escrituras, nunca é demais relembrar:

(Testamento”,e uma palavra grega que significa Aliança   conteúdo dessa aliança é: ... “  Andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo". Lev. 26,12

A Bíblia hebraica (o nosso Antigo Testamento) está dividida em três partes: Torá, a Lei (T); Nebiím, os Profetas (N); e Ketubím, os Escritos (K), como aparece na lista acima. As iniciais desses três grupos formam a palavra TENAK, pela qual é designado o cânon hebraico.

A Bíblia grega teve a ordem de seus livros alterada:

 

1- Livros históricos. Narram a história do povo na ordem cronológica de seus episódios.

2- Livros sapienciais. Contêm sabedoria e poesia.

3- Livros proféticos. Incluem os quatro profetas maiores e os doze menores.

O Antigo Testamento é a Bíblia do povo de Israel, mas também do “novo povo de Deus”,* dos cristãos e das cristãs, porque o mesmo Deus que atuou no Antigo Testamento é chama­do pelo próprio Senhor Jesus Cristo de “Meu Pai” (especialmente no evangelho de João).

Jesus realizou o projeto que Deus iniciou com o seu povo, com Israel. Os primeiros cristãos e cristãs liam o Antigo Testamento para que pudessem compreender a pessoa e a obra de Jesus Cristo. Embora algumas pessoas menosprezem o Antigo Testamento, sua compreensão é impres­cindível para a compreensão do Novo Testamento. Alguns estudiosos do Novo Testamento se confrontam com dificuldades que não precisariam existir caso reconhecessem o vínculo de algu­mas passagens com o Antigo Testamento, principalmente em relação aos fatos proféticos.

Estrutura do Antigo Testamento

Foi um processo que durou mais de mil anos. Os cantos épicos mais antigos, como o Cântico de Miriam (Êx 15.1-18) e o de Débora (Jz 5), datam provavelmente do século XE a.C. Os livros mais tardios, Daniel e Ester, foram compostos durante o século II a.C. Os últimos do cânon cató­lico, lí Macabeus e Sabedoria, são do ano 100 a.C. Durante todo esse período acumulou-se grande quantidade de material nos livros e nas coleções de livros. Outros livros foram escritos ao mesmo tempo. Alguns se perderam, outros se conservaram, mas não foram aceitos no cânon hebraico.

Acredita-se que cada uma das três divisões do Tenak judaico (Torá, Nebiïm e Ketubím) representou uma etapa no desenvolvimento da Escritura, mesmo que al­guns livros tenham sido produzidos na mesma época. Os modernos investigadores opinam que os mais antigos códigos legais conservados no Pentateuco (Decálogo — Êx. 20.1-17, Código da aliança — Êx 20.22-23.19 e Decálogo ritual — Êx 34.11-26) foram escritos nos séculos XII-XI a.C.

Os livros da Lei são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A coleção dos profetas anteriores (Josué, Juizes, Samuel e Reis) foi concluída entre 600 c 560 a.C. Outros livros, contendo material histórico, foram escritos, mas não entraram no cânon. Josué 10.13 fala do Livro de Yasar. Nenhum livro anterior ao exílio da Babüôuh que sobreviveu a esse período, ficou de fora do cânon. Os profetas posteriores formão* uma coleção heterogênea e os livros foram compostos entre o ano 750 a.C. (Amos* e cerca de 400—300 a.C. (os últimos profetas menores: Malaquias, Joel, Jonas. Zacarias e, talvez, Apocalipse de Isaías — Is 24-27).

No tempo de Jesus, Ben-Sirá já era um termo corrente na coleção dos Doze Pr0_ fetas (Eclo 49.10), significando que a coleção dos profetas posteriores estava com­pleta. No século II a.C., toda a coleção dos profetas era considerada escritura sagra­da. Josefo enumerava treze livros proféticos, incluindo, provavelmente, algnns que seriam contados entre os Escritos.

Os Escritos formam a divisão mais heterogênea, o que, também, ocasionou mais dispu­tas. É possível que todos tenham sido escritos depois do exílio, estando Daniel e Ester em último lugar (século II a.C.). Ao final do segundo século, segundo o prólogo do Eclesiásti­co, os judeus falavam da Lei, dos Profetas e do resto dos livros dos antepassados. N~Q século I, encontra-se uma indicação de que livros eram esses. De Lucas 24.44 sabe-se que o cânon era formado da Lei de Moisés, dos Profetas e de Salmos.

Filón também se refere à Lei, às palavras proféticas e aos “hinos e outras obras com que se podem incrementar e aperfeiçoar o conhecimento e a piedade . Josefo conhe­cia os cinco livros de Moisés, os treze livros dos Profetas e outros quatro que contêm “hinos a Deus e preceitos para a orientação da vida humana’" (talvez, Salmos. Cantares. Provérbios e Eclesiastes). Mais tarde, no Talmude, aparece o termo “escritos", desig­nando um uso mais antigo. Por terem sido recebido mais tarde, os Escritos não desfru­tavam do mesmo respeito dado à Lei e aos Profetas. As observações de Josefo nos garantem que o cânon era formado de livros considerados sagrados, diferentes por sua origem divina. Nada poderia ser alterado neles.

O Antigo Testamento conta como nasceu o povo israelita: Deus andou com o sea povo, iniciando a caminhada a partir da chamada de Abraão (Gn 12). e depois com cs patriarcas e continuando-a no deserto e na marcha da história. Conta como Deus sofreu quando o seu povo se afastou da comunhão com ele. Conta sobre vitórias, derrotas e conflitos dentro do próprio povo e com outros povos também. Contém cânticos e hinos, lamentações e louvor — e tudo isso foi experimentado diante de Deus, em aliança com Deus. O Antigo Testamento conta como Deus quer o bem-estar e a justiça para o seu povo e também na convivência com outros povos, além da fidelidade de uns e da desobe­diência de outros. Entretanto, Deus sempre quis que o seu povo andasse com ele. Dentro do Antigo Testamento, em nossas Bíblias, temos quatro conjuntos:

         1.O Pentateuco. A Lei, de Genesis ate Deuteronômio. A Lei estava pronta pelo menos no ano 458 a.C. (tempo de Esdras).

          2.Os Livros Históricos. Josué, Juizes, 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis foram chamados de “Profetas Anteriores”. Também foram aceitos no tempo de Esdras como livros canônicos. Mais tarde, foram acrescentados 1 e 2Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. 

        3.Os Escrítos/Sapienciais. Contêm Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos

Cânticos. São livros poéticos e sapienciais.

           4.Os Profetas(de Isaias até Malaquias). Os quatro grandes e os doze pequenos profe­tas (por causa do volume dos livros) concluem o Antigo Testamento.

Neste conjunto de 39 livros, que contém a história de Jsrael, as leis de Deus para seu povo, poesias inspiradoras e as mensagens de numerosos profetas, há onze livros fundamentais que narram a historia do Antigo Testamento e constituem a base crono­lógica e histórica para os outros 28 livros.

Os onze livros fundamentais são:

* Gênesis, Êxodo, Números, Josué, Juizes, 1 e 2Samuel, 1 e 2Reis, Esdras e Neemias.

Todos os livios, entretanto, conservam sua unidade, que é estabelecida mediante a consciência das promessas de Deus a Abraão e seus descendentes. Até mesmo o Novo Testamento, que fala do novo pacto ou nova aliança, baseado na morte de Jesus Cristo, nao pode ser compreendido sem o seu contexto veterotestamentário. Essa coletânea toda abrange um período de 4000 mil anos de história. Os capítulos de Gênesis 1 a 11 abarcam 2000 anos De Gênesis 12 até o final do Antigo Testamento decorreram mais 2000 anos Jesus falou sobre a Lei e os Profetas (Mt 7.12,22,40) referindo-se ao Antigo Testamento inteiro e é sobre ele (AT) que iremos estudar mais detidamente em nosso próximo módulo.

Facudade ICP

Pastor Muller

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