Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1319 votos)



ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Ana mae de Samuel
Ana mae de Samuel

Ana Mãe de Samuel 

 

Ana a mãe de Samuel é um grande exemplo de alguém que enfrentou o impossível e venceu. Ela é uma mulher fantástica! A sua impossibilidade para gerar filhos não foi suficiente para fazê-la desistir de acreditar no Senhor Deus.

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos (I Samuel 1.1,2).

No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril. O objetivo era garantir a descendência dele.

Era costume de Elcana, todos os anos com toda sua família, sair de Ramataim-Zofim para oferecer sacrifícios ao Senhor, na capital nacional da adoração Siló (1 Samuel 1:4,5).

Elcana procurava agradar a Ana de todas as maneiras, por dois motivos: porque a amava e porque percebia o semblante triste dela, como se lhe faltasse alguma coisa.

Claramente, ele não entendia a dor de sua esposa (1 Samuel 1:8). Acreditava que o bom tratamento, as regalias e presentes eram suficientes para satisfazê-la.

A insensibilidade espiritual dele não lhe permitia perceber o que realmente importava. Para ajudá-la, ele deveria se ajoelhar ao lado dela e orar junto, pedindo um filho.

Por outro lado, ela não se conformava. Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ela era uma mulher que não procurava paliativos para sua dor.

O Grito da Esperança

Como mulher de Deus, ela não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente” (1 Samuel 1:10). No entanto, ela não se permitia ser sufocada pela aflição.

É importante percebermos na vida que situações extremas exigem atitudes extremas. Então, Ana fez um voto, e ele é bem específico: “se à tua serva deres um filho homem”. (1 Samuel 1:11)

Ela sabia exatamente o que queria do seu Deus. E deixou bastante claro para Ele que a resposta a esse pedido era para a glória do Seu Nome. Era algo consagrado a ele.

Tenha em mente que a sua oração vai exigir tudo de você!

Energia, perseverança, vontade. Ana perseverou em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso (1 Samuel 1:11). O sacerdote Eli a observava enquanto fazia isso. Você está sendo observado enquanto busca o seu milagre (Hebreus 12:1).

As pessoas querem saber se sua devoção,  e piedade realmente funcionam. Assim como a mãe de Samuel, por muitas vezes você terá de lidar com a incompreensão (1 Samuel 1:13-14).

Muitos servos de Deus não compreenderão a sua dor. Muitas pessoas farão a leitura errada do seu problema.

  • Os amigos de Jó acharam que ele havia pecado;
  • Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que o cego de nascença fosse cego;
  • Os irmãos de Davi achavam que ele era presunçoso.

Isso deve aumentar a sua carga de oração e comunhão com Deus. Isso te coloca em uma posição que somente o Senhor entende.

Uma clara visão do seu problema.

Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender.

Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus. Simplesmente responde de forma humilde e respeitosa (1 Samuel 1:15,16).

Ela possui uma vida de oração ativa e isso aguça os seus sentidos espirituais (Efésios 6:12,13). Ela confiaama e se relaciona com Deus, daí a facilidade de falar sobre todos as suas preocupações a Ele.

Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar (Provérbios 18:20,21). 

Ao ouvir as justificativas da serva de Deus, sobre sua oração, Eli liberou palavras de bênção sobre a vida da mãe de Samuel (1 Samuel 1:17).

Ao ouvir as palavras de bênção que saíram da boca do sacerdote a atitude de Ana mudou. Seguiu viagem, se alimentou e em seu rosto havia alegria (1 Samuel 1:18).. 

Nunca despreze as palavras de bênção que saem da boca do seu mentor espiritual.

Transformando Fé Em Atitude

Ana creu! A partir de agora suas atitudes são baseadas na sua fé. Eles levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor. Ao chegar em casa, Elcana e amou sua esposa. Ela engravidou e o menino se chamou Samuel (1 Samuel 1:19,20)

A mãe de Samuel obedeceu exatamente ao seguinte processo: Ela orou, esteve alerta e após receber as palavras de bênção ela agradeceu. Ana e Elcana acordaram de madrugada para oferecer um culto de gratidão a Deus, após isso viajaram.

A Importância da Gratidão

O Senhor concedeu o desejo de sua serva. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel (1 Samuel 1:19,20).

Sobre isso, há três verdades:

  • Aprenda a demonstrar gratidão;
  • Deus ama a gratidão;
  • A gratidão antecede o milagre, muitas vezes.

O desejo de Deus é alegrar o seu coração!

O Cumprimento do Voto

Um ano após o nascimento de Samuel, quando o menino já tinha desmamado e podia viajar, Ana leva ao Templo uma oferta de gratidão ao Senhor (I Samuel 1.24). Sua liberalidade não estava condicionada a sua necessidade. Ela é liberal antes e depois do milagre.

Cultive a semente da liberalidade em sua vida e você terá acesso a grandes colheitas de bênçãos preparadas pelo Senhor (2 Coríntios 9:6).

A sua colheita é proporcional a sua semeadura.

Ana volta para agradecer e conta ao Homem de Deus quem ela é e como ocorreu o milagre (1 Samuel 1:26,27). Com isso, ela nos ensina três coisas:

  • O seu testemunho deve ser contado;
  • Compartilhe os pedidos de oração e os milagres;
  • Conte ao servo de Deus que ministra sobre sua vida sobre o milagre. Isso fortalecerá seu coração.

A Entrega de Samuel a Deus

Ana não se demorou a cumprir sua promessa. Assim como disse fez (I Samuel 1.28). Após contar seu testemunho ela entrega Samuel ao sacerdote e adora ao Senhor. Ela não caiu na tentação de fazer o voto e descumpri-lo (Deuteronômio 23:21).

Não faça aliança com Deus se não estiver disposto a cumprir sua parte no acordo. Deus é fiel. A parte dele sempre é garantida, e a sua?

Ana Se Alegra Em Deus!

O fato de ter sua oração respondida mostra, que sua fé não é vazia, sem propósito, inútil. Há um grande Deus no céu que a ouve.

Ela é poderosa em Deus. Após humilhações, desprezo e vergonha, pode cantar e adorar. Ela proclama em alto e bom som o que o Senhor fez (I Samuel 2.1). Ana declara palavras de vitória sobre seus inimigos (1 Samuel 2:2-4).

Sua confiança em Deus é levada para outro nível. Ela confia completamente no julgamento do Senhor. Sabe que não há força humana que resista ao poder de Deus (1 Samuel 2:5-8).

Agora a mãe de Samuel, contempla a situação por um ângulo totalmente diferente. Quem estava por cima, zombando do sofrimento dos filhos de Deus, agora está enfraquecido.

Ela reconhece a soberania do Senhor em tudo. Reconhece que não há causa perdida para ele. A visão espiritual de Ana é alargada a medida que ela se entrega a oração, então declara que Deus é poderoso para mudar completamente o nosso futuro (1 Samuel 2:9,10).

Ana declara que o Senhor tem compromisso com quem lhe serve. Reconhece mais uma vez que o esforço humano não é suficiente para alcançar o favor do Senhor e que não há força humana, suficiente para contender com Ele.

A Colheita De Ana

O pedido de Ana alcançou o coração de Deus e ela deu à luz a um milagre. Samuel não era apenas um filho, ele se tornou profeta, juiz e sacerdote de Israel. Samuel era a única pessoa com quem Deus falava em um tempo em que as visões eram raras e que o Senhor não falava com ninguém (I Samuel 3.1)

Nisto se cumpre totalmente o que diz o apóstolo Paulo em Efésios 3:20, sobre o fato de servirmos a um Deus que pode fazer muito mais do pedimos ou imaginamos, segundo o seu poder.

O Senhor não quer te dar migalhas. Ele quer te dar coisas infinitamente maiores do que as que você pede. A sua fé, oração, culto e liberalidade são determinantes nesse processo.

Ana cuidava de Samuel, o seu milagre!

Cultive bem as boas coisas que o Senhor tem te dado. Se você for fiel sobre o pouco ele te colocará sobre o muito (Lucas 16.10). Mesmo após ser abençoada Ana permanece liberal.

Ela permaneceu indo ao Templo uma vez ao ano, para oferecer sacrifício como era o seu costume. Não era um “interesseira espiritual”, o que ela fazia antes de receber a bênção ela continua fazendo após (1 Samuel 2:20,21).

Após o milagre, Elcana e Ana continuaram recebendo as palavras de bênção do Servo de Deus. Ou seja, a corrente de bênção continuaria fluindo. Isso fez com que ela pedisse um filho e recebesse seis!

Glória a Deus!

Muitas pessoas após receberam a bênção acabam se afastando do Servo de Deus, do Templo. 

Não cometa este erro, permaneça perto da corrente de bênçãos. O Senhor tem um manancial inesgotável e como já vimos Ele deseja te dar muito mais além do que você tem pedido.

Conclusão

A vida de Ana a mãe de Samuel é inspiradora e possui lições preciosas para nossa própria vida.

  • Não devemos desistir dos sonhos que glorificam a Deus;
  • Não devemos dar ouvidos aos opositores;
  • Devemos esperar sempre a providência do Senhor;

 

Pastor Muller

 

 

topo