Pastor Muller e sua  digníssima esposa  Miriam Inthurn

Translate this Page
  • Currently 2.91/5

Rating: 2.9/5 (971 votos)



ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Introdução
Introdução

Introdução

 

A origem etimológica da palavra homilética é derivada do grego homilos, que  significa “multidão”, “assembléia do povo”. Da mesma raiz surge outro termo, homilia, que quer dizer “pequeno discurso”, extraído do verbo omileu, cuja tradução é “conversar”.

O termo grego homilia significa “um discurso com a finalidade de convencer e agradar”. Portanto, homilética significa “a arte de pregar”.

Como podemos ver, a arte de falar em público nasceu na Grécia antiga, com o nome de retórica. Usada pelo cristianismo no século XVII como meio de pregação, a arte de falar em público passou a ser chamada de homilética, que desenvolveu vários métodos de comunicação. Um desses métodos é o discurso; ou seja, um conjunto de frases ordenadas faladas em público. A principal característica da homilética é organizar, ordenar a forma correta de se expor um sermão.

Antes da homilética, a oratória contribuiu muito para aperfeiçoar o discurso e a elaboração dos sermões. Depois de se tornar uma disciplina responsável pelo aperfeiçoamento da maneira como homem deveria falar em público, a homilética  passou a ter uma característica básica de anunciar uma notícia que, mais tarde, recebeu o nome de pregação.

Da união de vários fatores, como a persuasão, por exemplo, e de outros meios de informar, surgiu, então, a eloqüência, termo derivado do latim eloquentia, que significa “elegância no falar”, “falar bem”; ou seja, a eloqüência garante o sucesso da comunicação, concedendo ao orador a capacidade de convencer. A eloqüência, em verdade, está relacionada também às qualidades do pregador. Não é gritaria, e muito menos excesso de expressões corporais no púlpito. A elocução é o meio mais comum para a comunicação.

O curso de homilética envolve a pregação e a apresentação do ensino religioso. Isto é, ensina como montar e apresentar sermões de maneira mais eficaz. Sendo uma disciplina que educa como falar em público, a homilética deve ser uma honrosa tarefa exercida pelo cristão. O próprio Jesus Cristo ratificou isto ao dizer: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).

Em relação ao estudo da Palavra de Deus, a dedicação e o esforço próprio são atitudes muito importantes, porque ninguém sabe tudo, o processo de comunicação está sempre mudando. Assim, ao estudante de comunicação cristã a melhor maneira que ele tem de aprimorar sua fala em público é estudando. 

Ninguém se torna um exímio pregador sem esforço. O estudo sistemático pode fazer do aluno um notável pregador, desde que se dedique a este propósito!

 

Fonte ICP

 

Pastor Muller


   

topo