Pastor Muller e sua  digníssima esposa  Miriam Inthurn

Translate this Page
  • Currently 2.91/5

Rating: 2.9/5 (971 votos)



ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO
NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO



NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO 

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 
O Espírito Santo não é apenas uma influência, força ou energia. Devemos, porém, pensar no Espírito Santo como a Bíblia no-lo apresenta, isto é, como uma pessoa. 

Notemos agora o que a Bíblia diz sobre a pessoa do Espírito Santo. A Bíblia nos oferece os 3 atributos de uma pessoa : 

1º Atributo de sua personalidade INTELECTO 

Isaías 11 : 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de INTELIGÊNCIA, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 
Escolhe Atos 20 : 28, Ensina João 14 : 26, Instrui Atos 10 : 19 - 20, Fala Apoc. 2 : 7 

2º Atributo de sua personalidade VOLIÇÃO 

I Cor. 12 : 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 
Testifica João 15 : 26, Envia Atos 13 : 2, 4, Impede Atos 16 ; 6-7, Intercede Rom. 8 : 26, Revela II Pe. 1 : 21 

3º Atributo de sua personalidade SENSIBILIDADE 

Rom. 15 : 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combateis comigo nas vossas orações por mim a Deus. 
Ama II Tim. 1 : 7, Entristece Ef. 4 : 30 
Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, é uma pessoa. 

DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 

As Escrituras nos apresenta também o Espírito Santo como um ser Divino ( Não podemos confundir com ser Espiritual ou com algo celestial ) 
Atos 5 : 3-4 Disse então Pedro : Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo... ? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 

A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das qualidades divinas que possui. 

Qualidade Divina ETERNO 

Heb. 9 : 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas para servirdes ao Deus vivo ? 
Eterno é não Ter princípio e nem fim. 

Qualidade Divina ONISCIENTE 

I Cor. 2 : 9 - 11 As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Porém Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está ? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 
Onisciente é conhecer todas as coisas, materiais, espirituais, celestiais e divinas, e também saber explica-las. 

Qualidade Divina ONIPRESENTE 

Sal. 139 : 7 - 10 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face ? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e tua destra me susterá. 
Onipresente é tudo estar em sua presença Pv. 15 : 3 

Qualidade Divina ONIPOTENTE 

Luc.1:35 Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. 
Sal. 91 : 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 
Onipotente é possuir o poder que não há limites. 
Comparar Is 6 : 8 - 9 Com Atos 28 : 25 - 26 
Jer. 31 : 33 - 34 Com Heb. 10 : 15 - 16 

A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das sua ações e obras realizadas. 

O Espírito Santo é o Criador : Sal. 104 : 30 Quando envias o teu 
Espírito, são criados, e renova a face da terra. 

O Espírito Santo criou o homem: Jó. 33 : 4 O Espírito de Deus me fez e a Inspiração do Todo Poderoso me deu a vida. 

O Espírito Santo ressuscita : Rom. 8 : 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais pelo seu Espírito, que em vós habita. 

O Espírito Santo santifica : I Cor. 6 : 11 Mas haveis sido santificado, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus. 

O Espírito Santo confere Dons: I Cor. 12 : 8 - 11 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas : e a outro, a profecia; e a outro, o Dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas;... 
O Espírito Santo convence : Jo. 16 : 8 Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 

Acabamos de ver estas passagens bíblicas, e é impossível atribuir estes poderes a um ser que não seja Divina. A própria Bíblia foi Inspirada por Ele. 

II Pe. 1 : 21 Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no Espírito Santo (2.39). 

Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12—14). 

Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11). 

O Espírito Santo é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a Deus (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2). 

As diversas operações do Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter a nova vida total em Cristo, um santo viver, o poder para testemunhar do Senhor ou a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. 

Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo Espírito, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas. 

Faculdade ICP.

Pastor Muller

topo