Dons de Revelação
1 Coríntios 12: 4- 11
Introdução
Os dons do Senhor são para edificação sempre e não é diferente para os dons de Revelação.
Definindo o dom
Observe que a esfera de ação deste dom é o de “discernir espíritos” e não o de discernir o pensamento alheio. Ele nada tem a ver com a psicologia mental, que busca discernir as falhas do próximo.
A ação deste dom é específica para discernir “espíritos” que existem na dimensão espiritual, tanto na esfera divina, quanto na satânica e humana.
É importante ressaltar que este dom não é específico para discernir os espíritos malignos.
Discernir – no termo Grego “diakrisis” = julgando através de”, “ato de discriminar, de distinguir”.
Exemplos da manifestação do dom
Salomão – I Reis 3:9
9 - A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
Pedro – Atos 5:3-4
3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Paulo – Atos 16:16-18
16 - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
A importância do dom de discernimento
Este dom cobre áreas tanto da nossa vida espiritual, quanto da igreja. Além de nos dar condições para discernir o espírito humano, ele tem um valor inestimável no aconselhamento, no testemunho, na visitação, no exercício da liderança.
João 1:47-50
47 - Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48 - Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49 - Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
João 4:16
16 - Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
Marcos 9:25
25 - E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
Lucas 13:12
12 - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
5.2 – discernindo falsas confissões –
II Reis 5:25-26
25 - Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
26 - Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Atos 8:18
18 - E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
5.3 – discernindo falsas lideranças –
Atos 13:10
10 - Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
5.4 – discernindo falsos milagres – 2 Ts 2.9; Ap 13.13
Esta manifestação não se relaciona com fatos pessoais, e nem cria precedentes para se fazer prognósticos sobre o futuro. O seu valor está em nos levar a compreender melhor a visão de Deus para nós e para sua igreja. 1 Sm 16.7.
Evitando o perigo
Por ser um dom de revelação, o discernimento de espíritos atrai a atenção de muitos crentes que deseja ardentemente conhecerem o sobrenatural.
Muitas vezes, no afã (Excesso) de edificar uma vida, a pessoa que se julga portadora desse dom, revela situações que nunca aconteceram, e jamais acontecerão.
Colossenses 2:18
18 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
Apocalipse 2:2
2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
II Tessalonicenses 2:9-11
9 - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
10 - E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11 - E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
Por conta disso muitos sofrem e não enxerga a mentira e permanece no engano...
Deus te abençoe e te de a Paz em Jesus!
Pastor Muller