Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1325 votos)



ONLINE
3



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Intimidade com Deus
Intimidade com Deus

Introdução:

Deus quer se revelar a nós e nos concede sua presença para estar bem perto de nós.

 

Ter intimidade com Deus é:

 

1- RELACIONAMENTO: “se permanecerdes em mim”.

A vida de intimidade com Deus é marcada pela comunhão com o Senhor, “porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade” (Provérbios 3.32). A cada dia devemos buscar estar mais perto de Deus e nos relacionar com Ele em oração.

 

2- CONHECIMENTO: “e as minhas palavras permanecerem em vós”.

Ser íntimo de uma pessoa é conhecer praticamente tudo sobre ela. Quando procuramos conhecer a Deus nos tornamos íntimos do Senhor, pois “a intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25.14). Procure conhecer a Palavra de Deus e saber mais para ter intimidade com o Senhor.

 

3- SOBRENATURAL: “pedireis o que quiserdes e vos será feito”.

A intimidade com Deus nos traz autoridade espiritual para vencer tudo. Passamos a viver na dimensão do sobrenatural e não apenas no que é superficial. Deus é nosso Pai e nos dá sua intimidade concedendo o que pedimos (Mateus 7.9-11). Tudo que Deus faz é por amor e devemos também amar ao Senhor. Quem vive em intimidade com Deus experimenta o sobrenatural através dos milagres de Deus em sua vida.

 

CONCLUSÃO

 

A intimidade com Deus é marcada por um relacionamento com o Senhor, o conhecimento da Palavra e a experiência com o sobrenatural. Nossa parte na busca de intimidade com Deus é nos relacionar com Deus e buscar o conhecimento, mas a parte de Deus é nos proporcionar o sobrenatural através de seu poder.

 

 

 

Como aumentar sua intimidade com Deus em 5 passos

 

  1. Conhecer a Sua Palavra Ninguém tem intimidade com quem não conhece, e ler a Bíblia é a melhor forma de conhecer a Deus. Devemos fazer como o salmista nos diz: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” ( Salmos 119:11 ). ...
  2. Ter tempo de oração e jejum ...
  3. Ser obediente ...
  4. Viver em comunidade ...
  5. Ter um coração grato ...

 

 

O que a Bíblia fala sobre a morte de um ente querido (e como lidar)

Denise Alves Denise Alves   Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia

 

O cristão deve passar pela fase do luto com esperança e firme confiança no consolo de Deus e da Sua Palavra. A perda de um ente querido é, certamente, uma das fases mais difíceis na vida de qualquer pessoa. Isso não é diferente para o cristão. No entanto, para o cristão fiel, que tem a Bíblia como sua regra de fé e prática, haverá da parte de Deus o conforto e consolo que o seu coração necessita, nos momentos mais tristes que enfrentar.

 

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.  - Salmo 34:18

 

  1. Conhecer a Sua Palavra

Ninguém tem intimidade com quem não conhece, e ler a Bíblia é a melhor forma de conhecer a Deus. Devemos fazer como o salmista nos diz: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

Um dos principais propósitos da Bíblia é transformar nossa vida, senão o maior. Podemos perceber em Hebreus 4:12: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. Quando conhecemos a Bíblia, vamos conhecendo Deus, gera-se intimidade, adquirimos confiança e sabemos esperar em Deus, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. Pela Bíblia nós conhecemos quem é Deus.

 

  1. Ter tempo de oração e jejum

 

Jesus sabia que seus discípulos nunca compreenderiam plenamente o Seu exemplo de oração (Mateus 6:9-13), se não entendessem primeiramente os princípios da oração. É exatamente por isso que Ele nos deixou seu modelo de oração. Não nos deu uma “reza”, um rito, deu-nos um padrão de oração, e os discípulos aprenderam perfeitamente. O objetivo da oração nunca deve ter como foco ser o centro da atenção das pessoas, mas sim a aprovação do Senhor. Jesus disse:

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6:5-6).Jesus retirava-se para orar (Lucas 5:16). Diferente dos líderes religiosos da época, Jesus não orava para ser visto pelos homens. Orava porque valorizava a intimidade com seu Pai.

O jejum também traz proximidade e intimidade com o Senhor, pois se deixa em segundo plano a própria vontade para se ouvir a voz de Deus. É abster-se de alimentos ou outras coisas necessárias, para estar em total dependência de Deus. Há alguns exemplos bíblicos que tiveram uma vida de oração contínua e regular, que também faziam jejum. Isso tornava-os mais sensíveis para ouvir e falar de Deus, sendo assim, mais íntimos e amigos do Senhor.

 

Moisés jejuou 40 dias (Êxodo 34:28)

Esdras jejuou 3 dias (Esdras 10:6)

Elias jejuou 40 dias (1 Reis 19:8)

Daniel e seus amigos jejuaram 21 dias (Daniel 10:3)

Paulo jejuou 3 dias (Atos dos Apóstolos 9:9)

Jesus jejuou 40 dias (Lucas 4:2)

Saiba mais: Como fazer jejum e oração segundo a Bíblia.

 

  1. Ser obediente

A obediência ao Senhor foi sempre visível na vida de Jesus. “Disse Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra’” (João 4:34).

Em outra passagem bíblica, Jesus declarou: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (João 6:38).

Obediência é um posicionamento, feito com disciplina e compromisso. Podemos observar quando o rei Saul desobedeceu a Deus recebeu uma advertência (1 Samuel 15:22). Percebemos que pelo fato de não ter obedecido, Saul foi rejeitado como rei de Israel e as coisas começaram a ir mal para ele. Saul desperdiçou a chance de ser obediente, ser abençoado e ser íntimo do Senhor

Temos muito a ganhar em sermos obedientes ao Senhor. O próprio Filho foi obediente até a morte. Quanto mais somos obedientes, somos mais íntimos e quanto mais íntimos de Deus, mais desejamos fazer Sua vontade.

 

  1. Viver em comunidade

Quando experimentamos a intimidade com Deus, ficamos tão animados que queremos compartilhar isso com outros, inclusive com os irmãos da mesma fé.

“Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos” disse Paul Tournier (citado por Philip Yancey, Igreja: por que se importar, p.39), “uma é casar e outra é ser cristão”.

Jesus é um ser relacional. É por isso que quanto maior for nossa intimidade com Ele, iremos ser mais próximos e intencionais com relação às pessoas. Aí está a importância da convivência, em comunidade (1 João 1:7).

Um outro exemplo bíblico que podemos entender está em 1 João 4:20: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

 

O apóstolo Paulo continua com mais uma instrução: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).

 

Jesus deixa-nos esta orientação clara que todos sejamos um, no Senhor. Mesma unidade, mesmo compromisso, mesma vida, mesma intimidade. Uma vida em comunidade.

“Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21).

 

  1. Ter um coração grato

 

Gratidão não é, ou pelo menos não deveria ser, apenas quando comemoramos a passagem do ano novo. Não é somente por um emprego novo, uma nova casa, um novo carro.

Podemos observar o que Paulo diz sobre a situação do homem, sua falta de reconhecer Deus, ser agradecido. 2 Timóteo 3:2 "Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios," Romanos 1:21 "porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram". Em Salmos 95:10, percebemos o coração ingrato de um povo. "Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: "Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos"

Ter um coração grato muda tudo em nossa vida. Saber reconhecer que Deus tem dado oportunidade de desfrutar da vida. “Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 107:1).

Por isso que a gratidão e o louvor caminham juntas, pois quando louvamos ao Senhor demonstramos nossa gratidão e reconhecemos Sua bondade.

Sejamos gratos sempre, independentemente das circunstâncias, pois Ele sempre tem o melhor para nós. (Romanos 8:28; Jeremias 29:11) Ter um coração grato gera intimidade com o Senhor.

 

Veja mais: 5 conselhos da Bíblia que ensinam como mostrar gratidão.

 

Para continuar melhorando sua intimidade com Deus, leia:

 

Como ter uma Vida com Deus em 5 passos (Estudo Bíblico)

O que Deus diz sobre você

Defeitos que afastam uma pessoa de Deus

topo