Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1321 votos)



ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


As conseqüências do pecado
As conseqüências do pecado

As conseqüências do pecado

 

“Se não fosse pelo pecado, a morte jamais teria tido princípio. Se não fosse pela morte, o pecado nunca teria tido fim” (Anônimo)

 

Assim como todo o efeito tem uma causa, não seria diferente com o pecado. Quando Deus deu mandamento ao homem para que não pecasse, o fez com condições. A não obediência acarretaria males e desconforto aos seres humanos, a obediência garantiria a ele viver em harmonia em todos os aspectos. O casal (Adão e Eva), quando pecou contra Deus, tornou-se rebelde contra as leis divinas, e, portanto, vulnerável aos seus efeitos. Viver segundo os padrões divinos é um vínculo que o ser humano tem com o seu Criador desde o início. As conseqüências do pecado podem ser variadas e afetam as pessoas de muitas formas. Vejamos então o que ocorreu com a humanidade após o pecado de Adão:

 

A culpa

Quando Deus procurou Adão no jardim do Éden, logo após a transgressão, ele se desculpou: “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me” (Gn 3.10). Mas, independentemente se há erro ou não na conduta humana a culpa estará sempre o acompanhando. Não se trata apenas de sentimentos de culpa, pois, existem muitas pessoas que se consideram culpadas apenas quando cometem erros, no entanto, não é assim que se entende a culpa, pois ela independe de erros humanos. A culpa é um sinal de que há algo de errado com o ser humano. Quando o Senhor Jesus participava da Ceia com os discípulos, há um retrato da culpa sob dois aspectos: Judas realmente tinha a intenção de traí-lo e por isso podia ser considerado culpado: “E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste” (Mt 26.25). Porém, os outros discípulos não tinham traído o Mestre, mas também se achavam culpados: “E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, SENHOR?” (Mt 26.22). É muito comum alguém não ser culpado de um delito, mas mesmo assim querer se desculpar. Isso acontece por causa da culpa, e esta veio por intermédio do pecado de Adão.

 

Separação de Deus

As conseqüências do pecado vêm desde a tentativa de Satanás e de seus anjos, de usurparem o lugar do Senhor Deus. Satanás, ao ser lançado por terra, perdeu a sua morada e a partir deste momento estaria para sempre distante do céu. O castigo conferido a Satanás e aos anjos que o seguiram na rebelião é estar para sempre em tormento e distantes de Deus: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10).

Sendo assim, observamos que o primeiro resultado do pecado à humanidade foi a separação de Deus e a perda da comunhão com Ele. A primeira atitude de Adão e Eva ao pecarem foi se esconder de Deus e não podendo mais se relacionar com Ele,  por causa do pecado, foram lançados fora do jardim do Éden: “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado” (Gn 3.23).

Da mesma forma, a Bíblia enfatiza que se amarmos o mundo nos tornaremos inimigos de Deus: “...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4.4).

 

Morte física

Como comentamos em nossa introdução a esta disciplina, a morte física é uma das coisas que mais apavora o ser humano, e continua sendo o maior enigma da humanidade. No entanto, por mais que desconversemos sobre o assunto, ela é real: “... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hb 9.27). O pecado original de Adão trouxe a morte física (Rm 5.12). Logo após a queda do homem, ao pecar, Deus disse: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.19).

Cristo Jesus, ao ressuscitar, provou que a morte física foi derrotada, contudo, isto não quer dizer que o ser humano não morrerá. Paulo esclarece que um dia os mortos em Cristo ressuscitarão: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4.16). Portanto, existe algo real que os cientistas e os pesquisadores jamais conseguirão êxito ao tentar explicar: a morte. Entretanto, a Bíblia fala da origem da morte de uma forma muito simples: “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm 5.17). Jesus, na sua vinda à terra, passou por situações em que as pessoas tinham sido assoladas pela morte física, mas ao depararem-se com Ele voltaram a viver. Vemos o milagre da ressurreição na Bíblia pelo menos em cinco ocasiões (Mc 9.35-42; Jo 11.1-44; Lc 7.11-15; At 9.36-41; 20.9-12). Estas passagens apenas introduzem a vitória de Cristo sobre a morte quando, num futuro, a morte física será completamente destituída: “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1Co 15.26).

 

Morte espiritual

A maioria esmagadora dos pensadores cristãos acredita que a sentença dada por Deus a Adão (a de que morreria ao pecar) refere-se à morte espiritual, pois Adão não morreu fisicamente no mesmo dia, mas,  alguns anos depois. Confira os dois textos a seguir e analise as diferenças de tempo.

 

  • “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17);
  • “E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu” (Gn 5.5).

 

Dizemos que uma pessoa está morta, biblicamente, quando está separada de Deus no sentido espiritual. Esta “morte” é identificada pelo profeta Ezequiel como sendo de responsabilidade pessoal: “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4). Alguns sectários vêem neste texto uma suposta extinção do ser humano, porém, mais à frente verificamos que se trata da morte no sentido espiritual, pois há possibilidade da própria pessoa reverter o quadro: “Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá” (Ez 18.21).

O apóstolo Paulo elucidou que, distantes de Deus estamos mortos: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef 2.1-3).

 

Morte eterna

A morte eterna é a expansão e continuação da morte espiritual. Entende-se como um processo gradual. A morte física fundida à morte espiritual resulta na morte eterna. É entendida como a eterna separação de Deus. Isso se dará após o juízo final, que é o julgamento dos mortos sem Cristo. João fala dela como a “segunda morte”: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.6). A primeira morte, em relação aos cristãos, é física e João a relaciona com a “primeira ressurreição”. Note que João não prevê e nem ensina uma “segunda ressurreição”, pois o texto trata da eterna separação de Deus, logo, não se refere a um castigo conferido aos crentes.

Após o juízo final, a morte juntamente com o Hades, será lançada no Lago de Fogo: “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Ap 20.13,14).

 


Conclusão

 

O pecado é uma questão séria, e a pessoa mais bem preparada para entendê-lo em todas as suas nuances são os teólogos. É preciso confrontar a opinião dos que se propõem a pesquisá-lo de forma apenas racional, pois ainda que algumas de suas teorias tenham sentido, porém, a palavra final é a Bíblia Sagrada. O pecado, do ponto de vista teológico, propaga os seus efeitos negativos na comunhão direta do homem com Deus, colocando o homem contra o seu Criador, contra ele próprio e contra os seus semelhantes. É esta a causa de tantos males e desgraças na humanidade.

O Senhor Jesus nos mostra um quadro do ser humano em que não se vê nada que o exima deste fardo pesado chamado pecado. Graças a Deus por Jesus que veio restaurar a condição anteriormente perdida pelo homem: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR” (Lc 4.18,19 cf. Is 61.1).


Faculdade ICP


Pastor Muller

 

topo