Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1319 votos)



ONLINE
3



Partilhe esta Página

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você

 

Radio Admd Que Veio Pra Ficar Com você


Temor ou Medo ?
Temor ou Medo ?

 

A- Temor ou Medo ? 

a.1 Vivemos numa época em que nada é sagrado nestes dias, religião, sexo, fé, família.

a.2 Tudo pode ser zombado, escarnecido  e distorcido.

Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua palavra. 

B- A expressão: “temer a Deus

b.1 A expressão: “temer a Deus”; ouve-se com grande frequência nas igrejas.

b.2 Pastores e Professores de Escola Dominical estão sempre fazendo referência.

b.3 Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer.

C- Quando se ouve a palavra “temer”

c.1 Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio.

c.2 A nossa ideia errada  é que devemos ter receio (medo) de Deus.

c.3 No entanto, este é um enfoque errado para a palavra “temer”.

c.4 Quando a Bíblia em algumas dezenas de texto, refere-se, a Temor a Deus.

c.5 Não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a ELE.

c.6 Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor. 

c.7 O descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus

Lucas 12:5
5 - Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. 

Hebreus 10:31
31 - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

D- Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente;

 

d.1 O temor do crente é  a reverência a Deus, com respeito profundo, em função das virtudes que há nele; 

1- Santidade

2- Justiça

3- Amor

E- Portanto temer a Deus é ; 

É você ter o Respeito + Ética + Honra + Reverencia + Pudor + Santificação + Obediência + Gratidão + Fé + Amor 

Some tudo é o final é Temor a Deus o Espirito Santo a Jesus o Salvador é Maravilhoso!!! 

Deve-se cultivar o temor a Deus, por diversos motivos, veja alguns: Devido à Santidade "Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos." (Ap 15.4);

Sua Grandiosidade e Poder "Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma," (Dt 10.12); Pelo Perdão "Contigo, porém, está o perdão, para que te temam." (Sl 130.4); Obras Extraordinárias "Porque o SENHOR, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR, vosso Deus, fez ao mar Vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias." (Js 4.23,24); O Juízo "dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Ap 14.7); Bondade "Tão somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez." (1Sm 12.24); Uma Alegria "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor." (Sl 2.11).

Adorar a Deus "porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor." (Sl 5.7;) "Deus é sobremodo tremendo na assembléia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam." (Sl 89.7); Servir "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor." (Sl 2.11) "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." (Hb 12.28,29); Evitar o Pecado "Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis." (Ex 20.20) Crescer na Santidade "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." (2Co 7.1); O temor a Deus é tão necessário quanto alimentar-se e o vestir-se!

Quando se toma posse desta realidade e a exercita continuamente, é possível vencer o mal, as tentações e contemplar a glória do Pai. Abençoado "Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos." (Sl 112.1) "Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes." (Sl 115.13); Confiante "Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo." (Sl 115.11) "No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos." (Pv 14.26); Dias Prolongados "O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados." (Pv 10.27).

Quem não possui o Temor a Deus em sua vida e foi despertado para esta necessidade de tê-lo deve buscá-lo, orando diante do trono de Deus e receberá.

“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.”

O Temor é uma qualidade visível e contínua na vida: É preciso alertar e ensinar aos que não o possui. veja:

Salmos 34:11
11 - Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.

Os ímpios são destituídos do Temor a Deus:

Os ímpios estão destituídos deste sentimento!

Um sentimento que você ama, você quer, você respeita, e senti algo muito maravilhoso.

Pois para possuí-lo é indispensável para conhecer a Deus e observar seus princípios.

"Há no coração do ímpio a voz da transgressão;

não há temor de Deus diante de seus olhos." Sl 36.1;

"Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;" Pv 1.29;

"A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos." Jr 2.19;

"Não há temor de Deus diante de seus olhos." Rm 3.18

Homens que foram tementes a Deus:

Nas Páginas Sagradas encontra-se exemplos de homens preciosos que viveram em temor, e foram grandiosamente recompensados pelo Senhor. Por exemplo: Abraão "Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22.12);

José " Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedei, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gn 39.9); Jó  "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal...Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal." (Jó 1.1,8); Cornélio "piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus." (At 10.2)  Noé "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hb 11.7) Não se pode viver o evangelho pela metade, é preciso vivê-lo na totalidade. Seja temente, reverencie e Respeite ao Pai.

“Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.” Fp 3.12

Pastor Muller

topo